Blog de la Revista Comunicar

Brasil. Educomunicação e novas tecnologias na escola contemporânea: configurações para um novo aluno e um novo professor

Referencia bibliográfica: Vitorino, S. et al. (2018). Brasil. Educomunicação e novas tecnologias na escola contemporânea: configurações para um novo aluno e um novo professor. Aularia, 7(1) Enero. pp: 15-20.

por Sílvia Maria VITORINO y João Batista BORGES MACHADO, de la Universidade Federal de Uberlândia

Para ver el artículo completo, aquí.

O presente artigo resulta de uma reflexão contínua e em aperfeiçoamento, cuja intenção será compreender como a tecnologia aliada a educomunicação pode contribuir para a produção do conhecimento, assim como compreender qual o novo papel do professor e aluno no novo cenário da educação tecnológica. O trabalho procura analisar como a tecnologia aliada a educomunicação podem contribuir para uma prática educativa reflexiva, crítica e emancipatória. Para potencializar essa reflexão foram utilizados autores renomados da área como Zacharias, Demo, Freire, Nóvoa, Citelli, Castells, Jenkens dentre outros. Dessa forma trata-se de um estudo exploratório, cuja base metodológica é a revisão bibliográfica, focalizando abordagens, teorias, conceitos e ideias de autores relevantes da área. Nessa perspectiva o professor e aluno passam a atuar na construção do conhecimento de forma compartilhada, disseminando informações nos espaços formais e não formal de educação.