Autora: – Tradução: Lilian Ribeiro

Uma vez preparado o manuscrito que coleta nossa melhor contribuição para o avanço do conhecimento científico em nosso campo de estudo e selecionada a revista para a qual vamos enviá-lo para avaliação, é necessário fazer uma revisão final.  Anteriormente, solicitamos a um colega uma leitura crítica, como sugerimos na entrada anterior A verificação prévia, para garantir um excelente trabalho.

Bem, antes de enviá-lo para a revista, muitos deles, como Comunicar, nos aconselham a realizar o check-list final, e devemos dedicar uma leitura aprofundada e o tempo necessário para evitar erros.

chequeo

 Devemos ter em mente que alguns periódicos rejeitarão o artigo sem avaliação pelos especialistas, porque o manuscrito não cumpre as normas, sem nos dar uma segunda chance.

Às vezes, quando passamos muito tempo escrevendo o manuscrito e o lemos várias vezes, ou ele foi preparado por autores diferentes, não conseguimos ver os erros que um editor detectará imediatamente. Portanto, é extremamente importante verificar se a revista oferece um check-list e, caso contrário, na Comunicar, fornecemos algumas diretrizes para garantir esse processo e poder enviar o artigo com êxito

  1. Carta de Apresentação

Após a leitura cuidadosa das normas da revista, verificaremos como eles solicitam nossos dados (nome e sobrenome, instituição, email, ORCID …), os metadados do manuscrito em outro documento que não o artigo (título, palavras-chave e resumo) e a atribuição de direitos nos termos estabelecidos pelo conselho editorial, bem como as permissões relevantes para o uso de imagens ou dados confidenciais.

  1. Artigo

Verifique se o artigo está em conformidade com a estrutura do formato científico e acadêmico que decidimos contribuir para o nosso trabalho: pesquisa, experiência, revisão, etc.  Se o estilo de redação e gramática está correto. Se todas as fontes consultadas no texto e suas referências bibliográficas correspondentes estão incluídas. Se o anonimato dos autores foi garantido. Se foi verificado que não há erros tipográficos. Se foi submetido a um programa de detecção de plágio.

  1. Aspectos formais

Verifique se o artigo cumpre fielmente as regras de estilo da revista, se existe ou não um modelo para redigir: tamanho, fonte, posição das tabelas e figuras, formato das citações e referências, etc. O não cumprimento das normas da revista pode ser uma razão para o artigo ser rejeitado sem submetê-lo a uma avaliação  irrefutável.

Reserve um tempo para realizar o check-list. Sem dúvida, você eliminará erros, às vezes inconscientes, e estará em condições de enviar seu artigo para a revista. Vá em frente!

Entradas recientes