Autora: Mª Amor Pérez-Rodríguez – Tradução: Lilian Ribeiro

cartaAs regras do protocolo ditam uma série de diretrizes para apresentar uma pessoa. Mas, o que significa apresentar. A Real Academia Espanhola define a apresentação como “Tornando algo manifesto, colocando-o na presença de alguém” e “Tornando alguém ou algo conhecido ao público”. Portanto, no caso em apreço, a carta de apresentação de uma publicação em uma revista, o protocolo é apresentar e divulgar o trabalho que é submetido à consideração do editor ou dos editores.

Cada revista tem suas próprias normas e características. Portanto, dentre as rotinas necessárias para a aceitação de um trabalho, os assuntos formais da publicação que selecionamos devem ser completamente compreendidos. Isso permitirá que nossa carta de apresentação esteja de acordo com seus requisitos.

Para sua redação, devemos apresentar evidências do interesse do artigo enviado. Ou seja, convencer em termos de originalidade, qualidade, a contribuição que implica e sua possível repercussão no campo delimitado pela revista.

A composição da carta de apresentação dependerá, em última análise, dos regulamentos de publicação ou entrega estabelecidos pela revista. Alguns estipulam indicações ou requisitos para sua elaboração.

O principal, como qualquer carta, é que seja endereçada ao editor ou editores pelo nome, com a data em que é enviada e com o nome da revista para a qual é endereçada.

O corpo da carta deve conter as informações mais detalhadas e convincentes que podem ser preparadas, a fim de antecipar ao editor ou editores que recebem o trabalho os benefícios dele. Esse requisito geralmente serve à equipe editorial para fazer uma primeira estimativa do interesse e adaptação do artigo à área de assunto da revista. Também fornece uma ideia do rigor do autor ou autores que o assinam, pois conhecem os regulamentos e normas de uma publicação científica. Finalmente, implica um compromisso por parte deles quando se trata de expor a relevância e a oportunidade do manuscrito como uma contribuição significativa para o conhecimento.

Na carta de apresentação, deve ficar claro:

  • O título e o tipo do manuscrito, dependendo do tipo aceito pela revista selecionada.
  • A justificativa e o objeto da pesquisa apresentada.
  • A contribuição implícita no estudo e / ou os principais resultados.
  • O interesse do estudo por sua divulgação entre a comunidade científica e os potenciais leitores.

Em relação ao impacto dos artigos, muitas revistas valorizam bastante esse aspecto ao decidir a aceitação de um manuscrito. Por esse motivo, é importante verificar as políticas de qualidade, impacto e visibilidade da publicação e estabelecer no texto da carta em que medida o artigo contribuiria para ela.

A carta deve incluir os nomes dos autores do manuscrito e seus papéis. E, finalmente, quando se trata de apresentação de um texto científico, nossa carta deve atender aos parâmetros de correção idiomática e estilística que antecipam a boa redação do artigo em questão.

carta2

Entradas recientes