Autora: Águeda Delgado | dezembro, 13 2021 Tradução: Vanessa Matos https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-170 A primeira tarefa que um pesquisador que deseja fazer um bom trabalho deve realizar é a leitura. Antes mesmo de escolher o tema de pesquisa, a leitura é essencial para se manter atualizado sobre temáticas novas e atuais. A leitura de periódicos de impacto (JCR, Scopus) ou […]

Autora: Águeda Delgado | dezembro, 13 2021

Tradução: Vanessa Matos

https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-170

A primeira tarefa que um pesquisador que deseja fazer um bom trabalho deve realizar é a leitura. Antes mesmo de escolher o tema de pesquisa, a leitura é essencial para se manter atualizado sobre temáticas novas e atuais. A leitura de periódicos de impacto (JCR, Scopus) ou anais de congressos pode oferecer uma visão geral dos estudos que estão sendo desenvolvidos em nosso campo de pesquisa e nos ajudar a identificar problemas que podem ser abordados.

Além disso, uma vez escolhido o tema de pesquisa, é necessário realizar uma revisão de literatura que sustente nosso trabalho. “Se consegui ver mais longe foi porque me apoiei nos ombros de gigantes”, como disse Newton. É importante partir do que já foi feito e estudado para ir além. Esta revisão bibliográfica nos ajudará a determinar o que se estuda versus o que não é, obter diferentes pontos de vista sobre o mesmo tema, adquirir vocabulário específico e técnico, conhecer diferentes metodologias para abordar o objeto de estudo, familiarizar-se com diferentes técnicas e avaliar os resultados obtidos em outros trabalhos para, então, compará-los.

Desta forma, devemos, antes de tudo, identificar os temas de nossa pesquisa para realizar uma busca adequada (ver post sobre busca por temas), optando pelos trabalhos publicados em periódicos de alto nível e, a partir daí, seguir filtrando a busca. Normalmente, alguns artigos nos levarão a outros com base em suas citações e poderemos conhecer um amplo panorama do tema de pesquisa. Para mais informações sobre como escrever uma boa revisão de literatura, clique aqui.

Entradas recientes