Autor: Rafael Repiso – Tradução: Lola Lerma Sanchis

No início era o nome, tudo começa com um nome que conforme avança o tempo vai ganhando sentido e no fim, só ficará isso, um nome gravado em mármore ou metal, diamantes e ferrugem. Há muitos elementos de identificação num artigo, mas nenhum tão fundamental como o título. O autor não se deve precipitar no momento de escolher o título do trabalho e inclusive se o fizer mal é muito habitual que os revisores o corrijam.

Os objetivos do título são:

  • Descrever o conteúdo do artigo de forma específica, clara, exata, breve e concisa.
  • Permitir ao leitor identificar o conteúdo do trabalho facilmente
  • Ajudar os gestores de informação (documentalistas, bibliotecários, etc.) a catalogar e classificar o material com precisão.
  • Atrair o leitor.

O título, tal como o resto das secções de identificação (resumo, palavras-chave, DOI, etc.), deve compor-se uma vez que o trabalho está completo. Prevalece a capacidade de explicar o conteúdo sobre a concisão do mesmo, e, no entanto, um título deve ser breve.

O principal erro de um título é que esteja desligado da realidade do estudo que representa, que se indique que se fez algo que realmente não se conseguiu. Que o leitor acabe de ler uma obra e fique defraudado porque o prometido não foi cumprido. Manuel Alejandro Bobenrieth classificava os erros nos títulos em três categorias; clareza, concisão e sobre-explicação (que de certa forma é um erro de concisão).

  1. Erros de clareza: sintaxe correta e vocabulário ao alcance dos leitores
  • Usar palavras ambíguas, vagas.
  • Usar gíria, jargão.
  • Usar abreviaturas e siglas

2. Erros de concisão: brevidade na forma de exprimir conceitos, ou seja, o efeito de exprimi-los com precisão e com o mínimo de palavras possíveis.

Demasiado extenso (mais de 15 palavras).

Demasiado breve (títulos telegráficos e não específicos).

Excesso de preposições e artigos.

Uso desnecessário de subtítulos

3. Erros de sobre-explicação: afirmação ou exposição repetitiva e inútil de um conceito, que é tomado como garantido. Exemplos:

“Estudo” sobre… Investigação” a respeito de…  … “Relatório” sobre…

“Contributo” para… “Resultados de um estudo” sobre…

“Análise dos resultados” de…

Entradas recientes