Autor: Rafael Repiso  – Tradução: Lilian Ribeiro Por que um trabalho é citado? Basicamente porque tem algo a contribuir, portanto, a base de tudo é a originalidade e a qualidade do trabalho. No entanto, a natureza da obra é inútil se não for lida por ninguém. Usando a metáfora da energia, podemos dizer que os […]

Autor: Rafael Repiso  – Tradução: Lilian Ribeiro

Por que um trabalho é citado?

Basicamente porque tem algo a contribuir, portanto, a base de tudo é a originalidade e a qualidade do trabalho. No entanto, a natureza da obra é inútil se não for lida por ninguém. Usando a metáfora da energia, podemos dizer que os trabalhos são o combustível, os leitores que vão aproveitar esse trabalho são o oxidante e as revistas são o catalisador, acelerando ou desacelerando essa relação sem participar diretamente dela. O resultado, a energia, seriam as citações. Portanto, a grosso modo, se você deseja que seu trabalho seja lido e citado pelo maior número de pessoas, você precisa que ele seja de qualidade e, por sua vez, seja capaz de aprovar as exigências de uma revista científica que possui uma grande público de pesquisadores interessados no tema sobre o qual versa a obra.

Se quisermos adivinhar as possibilidades que uma obra tem de ser citada, devemos levar em conta a quantidade de elementos novos (e de qualidade) que a obra oferece e colocá-la em relação ao seu público. Os aspectos inovadores têm a ver principalmente com os resultados, mas existem outros elementos importantes como ter uma metodologia nova, uma amostra interessante ou uma introdução rica e atraente. Todos esses elementos podem ser motivos separados para que uma obra receba citações.

Da mesma forma, leitores potenciais (e futuros citadores) não se limitam ao público de um periódico, mas os próprios autores têm seu público que se sobrepõe em maior ou menor grau ao dos demais coautores de acordo com os aspectos compartilhados . Portanto, a colaboração internacional também é um elemento que aumenta as chances de uma obra ser citada.

Vendo que os fatores que influenciam a frequência de citação são muitos e diversos e afetam esse objetivo em maior ou menor medida, Alicia Moreno-Delgado, Ignacio Aguaded e eu, Rafael Repiso, decidimos publicar um trabalho um pouco mais extenso do que uma simples postagem e a caminho de inaugurar uma revista chamada a ser referência nos estudos de Bibliometria Ibero-americanos. Portanto, recomendamos a seguinte leitura se o leitor ainda estiver interessado em aprofundar os diferentes fatores que afetam a citação ou não de uma obra. Repiso, R., Moreno-Delgado, A., & Aguaded, I. (2020). Factores que influyen en la frecuencia de citación de un artículo. Iberoamerican Journal of Science Measurement and Communication, 1(1). ENLACE http://eprints.rclis.org/40292/1/Opinion%20Paper%202_Spanish.pdf

Entradas recientes