Autor: – Tradução:  Lilian Ribeiro

Toda a pesquisa começa com uma ideia que visa responder a um problema ou pergunta de pesquisa. Idealmente, todas as pesquisas devem ser expostas, no final, à publicação de um artigo em uma revista científica que mostre o trabalho de pesquisa realizado. Entre esses dois momentos, há uma série de etapas, que constituem um processo em si, no qual uma série de elementos deve ser levada em consideração.

llave-de-luzPrimeiramente, uma vez detectado o problema ou formulada a pergunta, será necessário estabelecer o “estado da arte” dentro do conhecimento acumulado nessa área, ou seja, colocar a obra no estado da arte do conhecimento no assunto do artigo. Para isso, é necessário desenvolver uma boa capacidade argumentativa, basear-se em fontes primárias, usar uma redação científica e um estilo adequado e levar em conta a conexão com eventos e significados atuais. Saber o que foi feito antes de nossa pesquisa nos ajudará em pelo menos três aspectos: – não pesquisar um tópico que já foi completamente investigado, estruturar mais facilmente nossa ideia de pesquisa e selecionar a perspectiva principal a partir da qual essa pesquisa será abordada. . Terminaremos esta seção com a formulação de nossos objetivos e / ou hipóteses de pesquisa.

Em seguida, será necessário realizar o trabalho de campo da investigação, onde teremos que cuidar muito de tudo relacionado à metodologia a ser utilizada e que posteriormente, no artigo científico, refletiremos na seção Método, que deverá contemplar três subseções: a) Amostra (participantes, sujeitos, etc.), número de pesquisadores ou “entidades” e seu procedimento de seleção; b) Instrumentos (material utilizado), deve-se levar em conta que deve haver uma correspondência lógica entre os objetivos e os objetivos. / ou hipóteses levantadas e os métodos, técnicas e instrumentos projetados para analisar os dados, c) Procedimento, onde a sequência de ações executadas deve ser descrita em detalhes, ou seja, como os instrumentos foram utilizados na amostra selecionada.

No final da etapa anterior, encontraremos uma nova seção, Resultados, na qual responderemos à pergunta, o que foi encontrado? Nele faremos uma apresentação dos resultados obtidos, mostrando-os sem opiniões ou interpretações, da maneira mais objetiva possível.

Por fim, passaremos à seção Discussão, onde a pergunta será respondida: qual é o significado do que encontrei? Ou seja, faremos uma interpretação dos resultados e suas implicações comparando os resultados que obtivemos com os anteriores que encontramos sobre o mesmo tópico (que expusemos na seção introdutória quando realizamos o estabelecimento do estado da arte), para colocar os resultados de nossa pesquisa entre as idéias atuais sobre o que foi investigado (que já terá sido identificado no referencial teórico). Nesta seção, é necessário estabelecer claramente o que são refutações, o que são complementos ou atualizações e quais são as novidades sobre o assunto estudado.

Por fim, encontramos a seção Conclusões, onde recapitularemos as descobertas mais importantes que encontramos em nosso trabalho para o futuro da pesquisa nesse campo temático, ou seja, uma exposição clara das novidades que nossa pesquisa contribui (contribuição de pesquisadores). Esta seção terminará com Limitações e novas propostas de pesquisa, onde o objetivo é expor a agenda de pesquisa pendente à luz do que foi investigado (ou não investigado).

Entradas recientes