Autora: Águeda Delgado | noviembre 21 2022 Tradução: Vanessa Matos https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-182 O resumo (abstract, em inglês) é um elemento fundamental do artigo científico. Juntamente com o título e as palavras-chave, é um dos campos indexados a serem posteriormente recuperados das bases de dados. Esta é a carta de apresentação do nosso trabalho para editores e leitores. […]

Autora: Águeda Delgadonoviembre 21 2022

Tradução: Vanessa Matos

https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-182

O resumo (abstract, em inglês) é um elemento fundamental do artigo científico. Juntamente com o título e as palavras-chave, é um dos campos indexados a serem posteriormente recuperados das bases de dados. Esta é a carta de apresentação do nosso trabalho para editores e leitores. No entanto, muitas vezes, os pesquisadores acabam não dando a devida atenção à esta parte importante do trabalho científico e terminam negligenciando que para ele também existe uma estrutura.

O resumo é um texto curto que contempla os aspectos essenciais do artigo científico; e, como toda redação científica, deve seguir seus padrões de clareza, precisão e concisão. Além disso, deve apresentar uma estrutura clara que sintetize os aspectos mais destacados das diferentes seções da obra, sendo:

Introdução: Apresentação do problema e finalidade da investigação, objetivos e hipóteses, conforme o caso.
Metodologia: Deve-se indicar o método utilizado, os principais instrumentos e a amostra selecionada.
Resultados: Os principais achados, os mais relevantes do trabalho, são citados nesta parte.
Conclusão: Finalmente, cabe mencionar as implicações dos resultados encontrados e a contribuição da pesquisa.

Algumas dicas para escrever o resumo:

  1. Fique atento ao regulamento da revista, pois ele indicará a extensão do resumo (que costuma variar em torno de 150-250 palavras) e o formato específico.
  2. Estruture o resumo conforme indicado.
  3. Escreva em um único parágrafo, sem incluir títulos como “introdução”, “metodologia”…
  4. Evite incluir abreviaturas e referências.
  5. Não repita declarações exatas do artigo; reescreva-as.
Entradas recientes