Autora:  Ana Pérez-Escoda – Tradução: Lilian Ribeiro

O artigo científico se converteu na joia da coroa nos atuais domínios acadêmicos de acreditação e de reconhecimento de grupos de investigação, pelo qual a importância de passar ao processo de revisão quando os autores enviam seu manuscrito para uma publicação, se converte em um fato de importância vital no ciclo acadêmico. Sem dúvida, a qualidade teórica e metodológica do trabalho, assim como os resultados  e contribuições ao âmbito da ciência que estuda serão fundamentais para uma avaliação positiva dos revisores.

Mas que elemento é fundamental para que o editor da equipe editorial, uma vez enviado o artigo para a plataforma, abra ao nosso artigo as portas ao processo de revisão da revista?  O cover letter.

 Cover letter

 A carta de apresentação ou cover letter é o primeiro documento que o editor abrirá quando se faz um envio a uma revista científica. Será o primeiro que o editor comprova para decidir, sem abrir o manuscrito, se teu envio começa o tão desejado processo de avaliação ou, pelo contrário, te manda uma carta de recusa por aspectos formais. Trata-se, pois, da chave que permitirá a todo autor começar ou não no processo de avaliação.

O cover letter pode ser um modelo predeterminado pela revista:

cover letter2

Ou um documento de estilo livre no qual é fundamental incluir as seguintes seções, sempre dirigida ao Editor ou Editora Chefe da publicação:

 Dados completos de todos os autores (normalmente cada revista especifica quais devem ser estes dados).

 Título e palabras chave en espanhol e inglês.

 Entidade financiadora (se houver).

 Pequeno texto específico: originalidade do trabalho, autoria dos signatários, cessão de direitos à revista e declaração de conflitos de interesses.

 Assinatura de todos os autores.

É essencial que os autores prestem a atenção devida ao cover letter que garantirá a possibilidade de começar o tão ansiado processo de revisão em qualquer revista científica.

Entradas recientes